Primavera Sound – 29.05.09 – Bloc Party, Jarvis Cocker, Art Brut, The Pains of Being Pure at Heart

tpobpahCom o devido descanso ficou muito mais fácil encarar o segundo dia de maratona Primavera Sound. E a sexta-feira prometia: muito mais público e uma escalação mais caprichada. Logo na entrada, quem já fazia um show excelente no palco Pitchfork era o promissor The Pains of Being Pure at Heart, há quase um mês pela Europa divulgando o primeiro disco (perdi um pocket show deles na Rough Trade). O The Pains… está por vários festivais esse ano e o disco funciona bem demais ao vivo, com destaque para “Young Adult Friction“. Guarde esse nome (eu sei que não é fácil).

Logo depois, no palco principal, o Art Brut mostrava porquê deveria ser escalado para todos os festivais: o punk rock da banda com toda a teatralidade do líder Eddie Argos é um excelente contraponto à toda seriedade do resto da escalação. Em “Slap Dash for No Cash“, uma homenagem às bandas lo-fi, puxado pelo refrão “it’s funny because there’s no money”, Eddie aproveita para alfinetar seus novos maiores inimigos: o Kings of Leon e o Killers. Canta “my sex is on fire” com cara de quem não entende o que está sendo dito, e quando o público cai na risada emenda “Am I human? Or Dancer?”. Algumas coisas do primeiro disco, como “Emily Kane”, “Rusted Guns of Milan” e principalmente “My Little Brother”, são muito bem recebidas e cantadas pelo pequeno público aglomerado no Estrella. A qualidade do novo, “Art Brut vs Satan”, produzido por Frank Black, ajudou a equilibrar melhor o repertório. Aparentemente o show dos caras chegou no auge.

artbrut_primavera

Hora da refeição ao som de Throwing Muses ao fundo, e depois a melhor tática é garantir um bom lugar para assistir Jarvis Cocker. A invasão inglesa no segundo dia não se dá só nos palcos: os ingleses estão por toda a parte, bebendo toda a cerveja do festival e principalmente prestigiando seus ídolos, Jarvis e Bloc Party, os destaques de hoje. A dimensão da fama do ex- líder do Pulp, que na véspera passeava calmamente pelo festival, chama a atenção especialmente se levado em conta o quão pouco ele é incensado no Brasil. Mas aqui a história é toda outra: espanhóis e ingleses e todo o resto cantam a plenos pulmões “Black Magic” e outros sucessos da carreira solo. O destaque dp vai para “Don’t Let Him Waste Your Time“. Jarvis ainda é populista o suficiente para arriscar algumas frases em catalão e o gesto é muitíssimo bem recebido, ainda que a primeira delas tenha sido “meu aerobarco está cheio de enguias”(uma citação meio obscura mas muito bem sacada a Monty Python). Tudo é certo demais no show de Jarvis. Quero mais!

Terminado o grande show da noite, dava tempo de ver quase todo o Shellac no ATP. Espaço todo tomado, público vibrando e pogando com o som sujo do trio liderado por Steve Albini. O grunge está chegando.

blocpartyCom a devida e esperada pontualidade britânica, o Bloc Party entra no palco às 2h15 para encerrar a noite. A tática do set deles parece muito com a observada no Kings of Leon: detentores de três hits, eles aparecem divididos estrategicamente ao longo do set. “Hunting for Witches” é o primeiro a dar as caras, “Blanquet” vem no meio do set e mais pro final a coisa pega fogo de vez, primeiro com a excelente “Mercury” (umas das melhores músicas do ano passado) e encerrando apoteoticamente com “Hellicopter“. Muito melhor que o show desanimado que presenciei no Virgin do ano passado, e provavelmente um pouco abaixo de tudo que ouvi sobre o lendário show no Circo Voador ano passado. Mas mudou minha opinião sobre o BP ao vivo.

Anúncios

Uma resposta para “Primavera Sound – 29.05.09 – Bloc Party, Jarvis Cocker, Art Brut, The Pains of Being Pure at Heart

  1. Pingback: Jarvis Cocker + Little Joy @Music Hall of Williamsburg 30jul09 « Disco de Platina 2.0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s