Paralamas do Sucesso – Canecão – 29.6.2009

DSC00175Minha relação com os Paralamas do Sucesso ao vivo vem de muito muito tempo atrás. Até o “Longo Caminho”, os discos tocaram muito aqui em casa. Com os últimos dois a coisa não fluiu tão bem pra mim. Mas nada que fizesse deixar passar em branco uma turnê nova.

Essa, do “Brasil Afora”, está só no começo. A formação ao vivo da banda abriu mão de dois músicos, percussão e um metal, sem perder força. O repertório está muito bem costurado, com quase todo o show emendado, sem espaço pra muita enrolação. A sequência de abertura, iniciada com a nova “Sem Mais Adeus”, é de fazer fã velho chorar: “Dos Margaritas” (do supremo Severino), “Pólvora”(grande faixa do Big Bang, menosprezada por uma década) e “O Beco”. “Bora Bora” aparece no arranjo do Acústico e outro grande momento revival é “Perplexo”, um caldeirão de referências aos fins dos anos 80 que não faz mais tanto sentido nos dias de hoje, mas uma excelente canção ainda assim.

Na nova formação enxuta, João Fera ganhou mais espaço e arranha um violão em algumas músicas. O trio fica lado a lado, com a bateria à esquerda de Herbert e Bi à sua direita. A comunicação entre eles flui bastante mas no caso específico do Canecão sobrou muito espaço na frente (a linha de frente estava quase dois metros atrás do normal). O show tem até um momento acústico, onde outra pérola do Severino, “O Rio Severino”, dá as caras, além de “Uns Dias” e “Caleidoscópio”. Muitos desses meus destaques do set foram singles em algum momento, mas ainda não tinham dado as caras nos shows do Paralamas essa década. Ponto pra banda.

Na maior surpresa do roteiro, João Barone assume os vocais pela primeira vez em muito tempo para tocar “O Vencedor”, dos Hermanos, mantendo um hábito antigo da banda de dialogar com bandas de novas gerações. Se Barone segurou na voz a execução na bateria ficou bem abaixo do que o mestre pode render, mas mesmo assim valeu pelo momento. A última do show, a obrigatória “Uma Brasileira”, voltou numa levada mais rock na bateria, curiosa também.

Para o bis, mais quatro hits pra mandar todo mundo embora com um sorriso rosto. Não tem jeito, eles sabem o que fazem ao vivo. Longa vida aos Paralamas do Sucesso!

Set List (retirado do blog do Bragatto)
1- Sem Mais Adeus
2- Dos Margaritas
3- Pólvora
4- O Beco
5- Ela Disse Adeus
6- Cuide Bem do Seu Amor
7- Romance Ideal
8- Bora Bora
9- Perplexo
10- Meu Sonho
11- A Lhe Esperar
12- O Calibre
13- Meu Erro
14- Mormaço
15- O Rio Severino
16- Caleidoscópio
17- Uns Dias
18- O Vencedor
19- A Novidade
20- Quanto ao Tempo
21- Lourinha Bombril
22- Alagados
23- Uma Brasileira
Bis
24- Lanterna dos Afogados
25- Sonífera Ilha
26- Ska
27- Vital e Sua Moto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s